top of page
Bike Anjo Ensina iniciantes a pedalar

Ciclistas experientes ajudam pessoas que querem aprender a andar de bicicleta

 

Carina Menezes

 

Quem sempre quis adotar a bicicleta como transporte mas sentia insegurança devido a "loucura" do   trânsito, agora pode contar com um serviço gratuito que é "uma mão na roda". 

 

 

O Bike Anjo é um projeto que ensina e orienta o ciclista iniciante a andar de bicicleta na cidade correndo menos riscos, com o objetivo não de formar ciclistas, mas estimular o uso da bicicleta no dia a dia. Onde ciclistas experientes ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a usar a bike com segurança até nos trânsitos mais caóticos. 

 

 

Os bike anjos são voluntários que acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas durante todo o trajeto com dicas importantes. Além disso, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta.  

 

 

"O bike anjo, é um "severino", ele ajuda a realizar pequenos reparos nas bicicletas, ajudam os ciclistas iniciantes a subir ladeiras e a trocar peças da bike, informam sobre os itens de segurança e como se previnir de acidentes e também a enfrentar o trânsito", como lembra Hélio Victor, um bike anjo do grupo Nigth Bike. 

 

 

Os equipamentos utilizados por esse ciclista são câmera, relógio, uma bolsa com algumas peças e acessórios para bicicletas, óculos, luvas, lanternas e capacete.

 

 

De acordo com Bruno Derze, do grupo Nigth Bike, eles orientam que a utilização dos itens de segurança não são obrigatórios, mas, tentam conscientizar os ciclistas de que estes equipamentos são essencias para a segurança de cada um, por isso, recomendam que os participantes do grupo utilizem no mínimo o capacete, a luva e os sinalizadores.

 

 

Em algumas cidades existem as chamadas escola Bike Anjo, que ensinam iniciantes a pedalar e promovem cursos de formação para bike anjos, como ocorre na escola EBA (Escola Bike Anjo) de São Paulo. E no site do Bike Anjo, qualquer pessoa interessada pode solicitar um ciclista. 

 

 

Acompanhe o grupo Bike Anjos no facebook https://www.facebook.com/bikeanjo

Bike Anjo do Grupo Nigth Bike (Foto/Pryscila Thays)
Preparadora física explica sobre o horário correto para pedalar

Estudos apontam que apenas 10 minutos de pedalada já auxilia na musculatura, na irrigação sanguínea e nas articulações

 

Carina Menezes

 

 

A maioria das pessoas têm dúvidas em relação ao melhor horário para a prática de exercícios físicos. A verdade é que não existe um horário definido para se exercitar. Algumas pessoas se sentem mais dispostas de manhã, outras a tarde e outras no período da noite.

 

O horário ideal é algo pessoal, pois varia de acordo com cada organismo. O importante é escolher um horário disponível e fixo que mantenha uma frequência na atividade desenvolvida.

 

A preparadora Física, Anaílce Gomes, explica que todas as pessoas têm um ciclo circadiano diferente, portanto, o melhor horário para a pessoa praticar exercícios físicos é quando ela se sentir bem. “É importante evitar a prática de exercícios no horário próximo a hora de dormir”, completa.

 

Algumas pessoas não gostam de ir à academia e também não curtem sair correndo por aí. Portanto, para essas pessoas a melhor solução é pedalar. E o melhor: andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida.

 

Segundo o preparadora física, pedalar é um ótimo exercício cardiovascular, faz com que o praticante fortaleça o coração e ainda trabalhe os grupos musculares das pernas, estimulando a contração do abdômen e exigindo uma postura ereta do usuário.

 

Estudos científicos já comprovaram que apenas 10 minutos de pedalada já repercutem na musculatura, na irrigação sanguínea e nas articulações. A partir de 30 minutos aparecem influências positivas nas funções do coração, e a partir de 50 minutos é estimulado o metabolismo lipídico. Portanto, é importante que os pais habituem as crianças a começar a prática desse exercício físico desde cedo.

 

Os benefícios da pedalada você já conhece, agora, basta escolher o horário que você se sente mais disposto para a prática desse exercício que proporciona tantos benefícios para a sua saúde. Aproveite e leve seu filho junto nesta atividade.

 

Ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito

Assim como os motoristas, ciclistas também devem obecer as leis de trânsito conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

​Carina Menezes

A bicicleta é um meio de transporte alternativo, que precisa ser incentivado. Mas, como todo veículo a bicicleta também precisa respeitar as leis de trânsito.

 

A lei diz que todos os veículos motorizados são responsáveis pela segurança do ciclista, e diz também que o ciclista é responsável pela segurança do pedestre. E prever multa de 85 reais para o ciclista que circular em calçadas exclusivas para pedestres ou conduzir de forma agressiva. Mas, segundo a assessoria do Detran a multa não é aplicada, tendo em vista que as bicicletas não possuem placas.

 

Raimundo Fernandes é garçon e utiliza a bicicleta diariamente para ir ao trabalho. Para ele não é difícil respeitar o pedestre, o mais difícil é enfrentar o trânsito de Rio Branco, pois muitos motoristas não respeitam os ciclistas. "A bicicleta é o único meio que tenho para ir trabalhar, mas, fico inseguro em pedalar dividindo a rua com os outros veículos", declara.

 

Nas ruas, os ciclistas devem andar sempre na mesma mão da via e parar nos semáforos e faixas de pedestres. “Infelizmente, eles acham que podem tudo e que não há regras. Mas há, sim. É comum vermos ciclistas andando em cima de calçadas, na contramão das vias e, às vezes, um ao lado do outro, conversando”, aponta o motorista de ônibus Emerson Silva 
 

Segundo o coordenado de comunicação da Associação de Ciclismo do Acre (ACAC), Bruno Derze, os ciclistas são orientados a respeitar o código de trânsito brasileiro quanto a utilização da bicicleta. "É importante que o ciclista respeite as leis, não andando por calçadas exclusivas de pedestres e ficando atentos nas vias compartilhadas", explica o coordenador.

 
Conheça algumas leis importantes do Código de Trânsito Brasileiro

 

Lei prever multa para o ciclista que conduzir em vias exclusivas de pedestres (Foto/Pryscila)

bottom of page